o caminho do peabiru
Entrevistados
Home - Entrevistados

Rosana Bond
Escritora, Jornalista
Escritora e jornalista brasileira, conhecida por suas pesquisas aprofundadas sobre a história latino-americana, especialmente o Caminho do Peabiru. Desde 1995, Rosana dedica-se a este tema, realizando entrevistas com líderes indígenas e publicando obras como O Caminho do Peabiru: Descobertas e Segredos da Rota Indígena. Seu vasto conhecimento sobre culturas indígenas será uma peça central na narrativa do documentário.

Claudia Inês Parellada
Arqueóloga e coordenadora do Núcleo de Arqueologia do Museu Paranaense
Arqueóloga e coordenadora do Núcleo de Arqueologia do Museu Paranaense, além de professora da UFPR. Doutora em Arqueologia pela USP, Claudia traz uma visão científica fundamentada sobre o Caminho do Peabiru, com suas pesquisas nacionais e internacionais enriquecendo o entendimento sobre as civilizações que utilizaram essa rota.

Clemente Gaioski:
Estudioso do Caminho do Peabiru
Um dos maiores estudiosos do Caminho do Peabiru, Clemente, após sua aposentadoria do IBGE, dedicou mais de 17 anos à pesquisa e preservação dessa trilha histórica. Seu conhecimento profundo sobre os vestígios e histórias do Peabiru faz dele uma figura essencial no documentário.

Henrique Paulo Schmidlin (Vitamina)
Pioneiro do montanhismo no Paraná
Pioneiro do montanhismo no Paraná, Henrique é conhecido por abrir rotas como a Fenda Y. Sua expertise em preservação ambiental e montanhismo, além de seu título de Cidadão Benemérito do estado, destacam-no como um personagem chave, conectando o documentário às paisagens e mistérios naturais do Paraná.

Kerexu Yxapyry
é liderança Guarani que atua nacional e internacionalmente em defesa dos Povos Indígenas e do Meio Ambiente.
Mulher indígena, mãe, professora, pesquisadora e gestora ambiental, Kerexu Yxapyry é liderança Guarani que atua nacional e internacionalmente em defesa dos Povos Indígenas e do Meio Ambiente.
Originária do povo Guarani Mbya de Santa Catarina, vive na Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis, território sagrado onde se tornou a primeira cacica mulher a ser reconhecida no país.

Gil Francisco Piekarz
Gil Francisco Piekarz é um geólogo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Gil Francisco Piekarz é um geólogo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ele trabalhou no Serviço Geológico do Paraná (Mineropar), que atualmente está incorporado ao Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG). Sua atuação é reconhecida na valorização do patrimônio geológico e no desenvolvimento do geoturismo no estado. Além disso, é autor de diversas publicações científicas e participou de projetos como o Geoparque dos Campos Gerais

Carlos André Echenique Dominguez
O Cadré, é jornalista, professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e PhD em Comunicação e Informação-Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), onde é membro do grupo de pesquisa Imaginalis.